top of page
Buscar
Foto do escritorpaolaalteriodi

Lareiras - por um inverno com mais conforto e menos roupa







O inverno já chegou a Portugal e trouxe o frio com ele. Esta pode ser, para muitos, a época do ano mais desconfortável, mesmo para quem tem a casa bem isolada e um monte de roupa vestida.


Nesta luta contra o frio, a lareira pode ser uma ótima aliada, uma vez que ajuda a manter a casa quente e cria o cenário perfeito para reunir a família ao seu redor.


Portanto, se ainda não tem lareira, talvez esta seja a altura ideal para comprar uma.


Para já, deve saber que para escolher o modelo de lareira ideal para a sua casa é preciso ter em conta vários fatores, como o local de instalação, o estilo pretendido, os materiais de que é feita e o tipo de fonte de alimentação utilizada … Isto porque, além de nem todas as casas terem este tipo de solução, a lareira tradicional requer algum trabalho e manutenção.


Para o ajudar a escolher a melhor opção, ao longo deste artigo mostramos-lhe as principais características de cada modelo de lareira disponível no mercado.




Lareira elétrica


Como o nome indica, a lareira elétrica funciona a eletricidade e geralmente tem características semelhantes às de uma lareira tradicional. É uma lareira de fácil instalação e produz o calor necessário sem requerer manutenção.


Outra vantagem é que através de várias tecnologias que reproduzem a ilusão do fogo e efeitos sonoros, este modelo consegue criar o ambiente verdadeiro de uma lareira tradicional. A desvantagem deste tipo de lareira assenta no alto consumo de energia elétrica.


Lareira bioetanol


Opção perfeita para quem mora num apartamento ou não deseja fazer uma grande obra. Este modelo relativamente recente propõe o uso de bioetanol como combustível em vez da lenha e pode ser encaixada em diferentes superfícies, como madeira ou pedra natural. Apresenta um bom desempenho no que respeita ao aquecimento da casa e existem modelos móveis que podem ser levados para qualquer divisão.


Este tipo de lareira é de fácil instalação por não precisar de tubagens. A sua limpeza também é simples. A desvantagem é que o bioetanol é um produto inflamável e, como tal, é necessário um bom arejamento do espaço ou ventilação adequada.



Lareira a lenha


Este modelo é o mais tradicional e conhecido, mas para a sua instalação é necessária mão de obra especializada. Geralmente feitas em alvenaria, estas lareiras necessitam ainda de uma chaminé para extração de fumo e entrada de ar frio.


A vantagem deste modelo de lareira é que é mais económico e funciona mesmo em caso de falha elétrica.


As desvantagens assentam sobre a manutenção necessária para iniciar a combustão e posterior limpeza e a queima rápida, que exige o abastecimento frequente da lenha. Além disso, este modelo perde cerca de 80% do calor produzido.



DICA:

Para quem gosta de jardinagem uma boa dica é reutilizar as cinzas de madeira (melhor não usar as cinzas da churrasqueira por conter sal). São um excelente adubo para as plantas, você pode usar um pouco misturado na terra ou simplesmente coloque uma fina camada sobre o canteiro e misture levemente para o vento não a espalhar. As suas plantas vão ficar mais saudáveis e bonitas, ainda assim, tenha atenção às suas plantas porque podem preferir solos mais ácidos.


Lareira a pellets


A lareira a pellets funciona da mesma forma que a lareira a lenha, a diferença está no material usado para a combustão. Os pellets são feitos de resíduos e restos de madeira transformados em pó que são posteriormente comprimidos. Não contêm resina ou humidade pelo que oferecem uma combustão praticamente imediata. Além de serem mais ecológicos e baratos, têm um grande poder de aquecimento e não deixam fumo ou cheiros.



Lareira a gás


A lareira a gás é um tipo de lareira que não precisa de lenha para funcionar, nem requer nenhuma manutenção. No entanto, para a sua instalação é necessária a intervenção de um profissional para verificar os requisitos de segurança, uma vez que o seu funcionamento ocorre através de uma ligação à rede de gás. Uma das vantagens mais apreciadas deste modelo é o rápido aquecimento e o facto de não precisar de estar frequentemente a reabastecê-la com lenha ou ou álcool.



Seja qual for a sua escolha, para ter uma lareira eficiente o mais indicado é procurar um profissional com experiência em construir lareiras, pois se for mal projetada e mal construída a exaustão da fumaça do ambiente interno para o ambiente externo pode não funcionar e a sua sala pode ficar cheia de fumo. Isto pode acontecer caso tenha comprado uma casa já com uma lareira. Neste caso, para que a lareira não seja apenas decorativa, pode sempre fazer alguns ajustes para fazê-la funcionar corretamente.



___________________________________________


Conheça o Atelier Bossa!


Somos uma empresa que atua na área de arquitetura, design de interiores e construção. Estamos inseridas no mercado há 3 anos e nossos principais objetivos são projetos na tipologia “chave na mão”, em que fazemos projetos de execução e remodelação total.


Para ver o nosso trabalho pode aceder ao nosso portfólio, no site do Atelier Bossa, ou às nossas redes sociais, como o instagram ou o pinterest onde publicamos alguns dos nossos projetos e sugestões.


Se quiser mais dicas, novidades, ambientes inspiradores e muitos conteúdos, acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais e subscreva a nossa newsletter!







10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page