Já deve ter ouvido a expressão 'menos é mais', principalmente quando se trata de decoração, não é verdade? No entanto, há quem tenha outra escola de pensamento completamente contrária.
O maximalismo é um estilo que permite uma maior liberdade criativa, misturando tendências e personalizando o teu espaço de forma única.
Neste tipo de decoração a ideia é aproveitar o espaço entregando ainda mais dimensão, através de peças, técnicas e artigos de decoração extravagantes. Cores, tamanhos, estilos e tudo mais para fazer valer o "quanto mais, melhor".
Mas para saber aplicá-lo, é preciso saber o que é…
O que é o maximalismo?
O maximalismo é um estilo que traz o exuberante e suntuoso na arquitetura e decoração. Prioriza o exagero, a vivacidade, sobreposições de estilos e tendências, entre outras possibilidades. O movimento é uma clara oposição ao minimalismo, um conceito que traz linhas simples e apenas o necessário nos espaços.
O estilo maximalista foi bastante impulsionado pelo arquiteto expoente do estilo pós-moderno, Robert Venturi, que cunhou a expressão "less is bore" — traduzido para o português, "menos é chato".
O maximalismo surge como um movimento de contracultura, desafiando o excesso de regras presentes nos estilos de decoração. Ou seja, a regra aqui é não ter regras!
Sofás gigantes, tapetes repletos de detalhes, papéis de parede estampados e cortinas em cores vibrantes são alguns dos elementos que caracterizam esse estilo inconfundível.
Padrões do Maximalismo
Um primeiro aspecto do Maximalismo é que "quanto mais, melhor", ou seja, criar espaços vazios não é a primeira opção do estilo. Assim, a proposta é ousada para atingir os limites do projeto para o seu ambiente. Mas vejamos a seguir outros padrões que pode encontrar neste estilo:
Formas geométricas são selecionadas e ganham um peso maior, oferecendo uma sobrecarga de sensações;
Florais, tanto em paredes como em pisos. Plantas em vasos ou em buquês transformam o ambiente, criando uma "bagunça organizada";
A criatividade e a autoexpressão geram paredes e pisos que apresentam formas livres e composições artísticas através de uma paleta de cores forte;
O cruzamento de estilos também é uma tendência muito forte. Utilizar elementos do clássico, gótico e moderno no mesmo ambiente não é apenas possível, como é desejável;
Trabalha com cores complementares (como roxo e amarelo, azul e laranja, verde com vermelho, entre outras possibilidades);
Os principais estilos presentes são barroco, pós-moderno, contemporâneo e clássico. Mas não se limita a eles;
Móveis grandes, sobreposição de tapetes, papéis de parede estampados e cortinas coloridas colocadas em conjunto no mesmo ambiente são um grande exemplo do cruzamento de estilos e tendências no mesmo local.
Como aplicar o maximalismo?
PAREDES
Diferentes revestimentos resultam numa aparência harmoniosa e elegante.
No maximalismo, as paredes podem seguir duas abordagens: ser totalmente neutras ou chamativas. No primeiro caso, a neutralidade da cor deve ser preenchida com elementos como quadros e outros objetos. No segundo caso, cores vivas e papéis de parede com estampas extremas são utilizados.
CORES
Relativamente às cores, não é necessário escolher uma paleta única e trabalhar apenas com ela. É possível trabalhar com outras possibilidades. Por exemplo, se escolher um móvel vermelho, pode trabalhar outro em cor vibrante (amarelo, por exemplo). A vivacidade e ousadia são dois pontos que estão intimamente ligados ao Maximalismo.
ITENS DECORATIVOS
Os elementos decorativos podem ser os mais variados e não precisam seguir um padrão específico.
Pode-se utilizar peças clássicas, esculturas em mármore, móveis da era barroca e quadros modernos. Plantas gigantes, como cactos e palmeiras, e uma variedade de espécies de pequeno porte também são muito bem-vindas neste estilo.
O maximalismo, que vai contra as tendências, prova que a união de estilos pode fazer a diferença num projeto. Esta decoração é excelente para realçar a personalidade dos proprietários do imóvel. Já que amplia ao máximo as opções de decoração, não falta espaço para se expressar. Basta saber escolher.
Conheça o Atelier Bossa!
Somos uma empresa que atua na área de arquitetura, design de interiores e construção. Estamos inseridas no mercado há 4 anos e nossos principais objetivos são projetos na tipologia “chave na mão”, em que fazemos projetos de execução e remodelação total.
Para ver o nosso trabalho pode aceder ao nosso portfólio, no site do Atelier Bossa, ou às nossas redes sociais, como o instagram onde publicamos alguns dos nossos projetos e sugestões.
Se quiser mais dicas, novidades, ambientes inspiradores e muitos conteúdos, acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais e subscreva a nossa newsletter!
Comments